Em Nova Floresta, Jovens e Adultos Recebem o Sacramento da Crisma
A
Paróquia São Severino Bispo, em Nova Floresta, vivenciou neste sábado, 20 de
junho, a celebração do Sacramento da Crisma para 163 jovens e adultos da
comunidade. A Santa Missa com o rito da Confirmação foi presidida pelo Bispo Diocesano
de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.
No
início da celebração, o prelado foi acolhido pelo Pároco, Padre Tadeu
Laurentino, que também saudou os Padres Onaldo e Rogério, que concelebraram a
Eucaristia, os fiéis presentes e os seminaristas que participaram da
celebração. A igreja Matriz esteve lotada com os familiares, padrinhos e
membros da comunidade paroquial, que acompanharam com emoção este importante
momento na caminhada de fé dos crismandos.
Durante
a celebração, os crismandos renovaram as promessas do Batismo e receberam a
unção com o Santo Crisma, tornando-se plenamente fortalecidos pelos dons do
Espírito Santo para testemunhar a fé e assumir com maior compromisso a missão
de discípulos de Jesus Cristo na Igreja.
A
liturgia celebrada já foi a do XII Domingo do Tempo Comum, cuja Palavra de Deus
convidou os fiéis à confiança no Senhor diante das dificuldades e desafios.
Assim,
em sua pregação, Dom Dulcênio destacou que a Palavra de Deus recorda aos fiéis
que o Senhor é a verdadeira força do seu povo. Diante das fragilidades humanas,
Deus manifesta sua fidelidade e conduz aqueles que permanecem firmes em seu
amor.
“Diante
do Senhor, nossa força, somos capazes de perceber que, muito mais do que um
socorro que vem em auxílio da nossa debilidade, a proteção de Deus em nosso
favor é uma manifestação fiel da Sua graça. Tudo isto consoante aos nossos amor
e temor, que têm como resposta a condução e a firmeza da nossa vida nas trilhas
deste mundo sob a luz e o calor do amor divino, de maneira que o Senhor nunca
nos deixa ao abandono, e, fazendo justiça à Sua fidelidade, supera as nossas
expectativas de Sua misericórdia”. Destacou.
Refletindo
sobre o Evangelho, o bispo enfatizou a exortação de Jesus: “Não tenhais medo”.
Segundo ele, o Senhor conhece profundamente cada pessoa, suas capacidades e
limitações, oferecendo a graça necessária para enfrentar os desafios da vida.
“Esta
tríplice exortação de coragem é destinada a nós, cristãos, seres amados por
Deus, Ele que nos conhece inteira e profundamente; Ele, que nos conhece melhor
do que a nós mesmos. O Senhor sabe até onde vão as nossas capacidades humanas,
e, por isso, assiste-nos com a Sua graça, que “supõe a nossa natureza e a
eleva”, como diz Santo Tomás de Aquino. Entretanto, Deus sabe o “tamanho” (se é
que podemos dizer assim) da nossa fé e da nossa ação, adicionada à fé, em
relação com o Seu poder”, refletiu.
Dom
Dulcênio também ressaltou que o amor de Deus vai além de socorrer as
necessidades humanas, derramando abundantemente sua misericórdia sobre aqueles que
nele confiam. Por isso, os cristãos são chamados a viver na alegria e na
gratidão.
“Este
conhecimento é para nós motivo de alegria, não porque acontece a seguinte
equação “no que me carece, vem o Senhor em meu auxílio”; mas, antes de tudo,
porque a graça amorosa de Deus nos preenche, de maneira que o Senhor não apenas
nos compensa, como, com largueza, distribui-nos o Seu amor, “o dom gratuito
concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre
todos”.
Por
fim, encorajou os fiéis a perseverarem na fé, mesmo diante das dificuldades e
provações, seguindo o exemplo dos santos e mártires. “Vale a pena tudo
enfrentar por amor a Deus”, afirmou, recordando as palavras de Cristo que
confortam e fortalecem os corações.
“Corajosamente,
vale a pena tudo sofrer, tudo enfrentar por amor a Deus. Esta lição dada pelos
santos, em especial pelos mártires, é grande incentivo de perseverança.
Enquanto tal plenitude não nos chega, ecoe no nosso coração as reconfortantes
palavras do Onipotente: ‘Não tenhais medo!’”, findou.
Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial




























