Dom Dulcênio Preside Missa e Inaugura Centro Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão

Postado em 15/03/26 às 22:4412 minutos de leitura45 views

Neste IV Domingo da Quaresma, conhecido como Domingo Laetare, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Boqueirão, onde presidiu a Santa Missa na manhã deste domingo, na Igreja Matriz. A celebração foi marcada também pela bênção e inauguração do Centro Pastoral Paroquial São José.

A celebração reuniu centenas de fiéis, que participaram da Eucaristia em ação de graças pela conclusão da obra, depositando no Altar do Senhor a alegria e a gratidão por mais essa conquista da comunidade paroquial. A missa foi concelebrada pelo Pároco, Padre João Igor, e pelo Vigário Paroquial, Padre José Gonçalves.

Após a celebração, os fiéis seguiram até o novo espaço pastoral, onde Dom Dulcênio realizou a bênção do prédio e o descerramento da placa de inauguração do Centro Pastoral São José.

Sobre o Centro Pastoral Paroquial São José

O local já existia anteriormente, mas encontrava-se em estado precário. A reforma foi iniciada pelo padre João Igor no dia 28 de agosto de 2025, contando com a colaboração dos fiéis e de benfeitores que contribuíram generosamente para a realização da obra.

O novo Centro Pastoral conta com auditório com capacidade para cerca de 120 pessoas sentadas, quatro banheiros, três salas para encontros com capacidade para aproximadamente 30 pessoas cada, além de almoxarifado e cozinha. O prédio possui estrutura em dois pavimentos e será destinado à realização de encontros pastorais, formações, estudos de catequese e diversas atividades da vida paroquial.

Durante a ocasião, o padre João Igor agradeceu a todos que contribuíram para a realização da obra, destacando que o sonho se tornou realidade graças à generosidade do povo de Boqueirão. Dom Dulcênio, por sua vez, parabenizou a comunidade e o pároco pela iniciativa, ressaltando que o novo espaço será um importante instrumento para a formação dos fiéis e para o fortalecimento da vida pastoral da paróquia.

Homilia de Dom Dulcênio

Dom Dulcênio convidou os fiéis a contemplarem Cristo como a luz que ilumina o coração humano. A partir do Evangelho do cego de nascença, o bispo recordou que a liturgia apresenta uma catequese batismal que ajuda o cristão a reconhecer o sentido da vida.

“Com as longas linhas que ouvimos no Evangelho há pouco proclamado, estamos diante de mais uma catequese batismal, que serve tanto para os catecúmenos quanto para os que já são cristãos. Penso que, de antemão, percebemos a temática de tal ensinamento: Cristo é a luz que ilumina o coração humano e lhe dá sentido único”, iniciou sua pregação.

O bispo também recordou que este domingo manifesta a alegria que já desponta na caminhada quaresmal. A cor rósea dos paramentos indica que a Igreja já vislumbra a Páscoa que se aproxima.

“No notório esmaecimento da cor roxa dos paramentos sacerdotais, temos o róseo como linguagem alegre do adiantamento da nossa caminhada quaresmal, rumo à Páscoa do Senhor... Este IV Domingo da Quaresma, denominado “Laetare” - da alegria -, fala-nos da nossa escolha por Deus; mas, sobretudo, fala da escolha de Deus por nós; o que nos dá brilho e cores imensos ao viver”, pregou.

Refletindo sobre as leituras, Dom Dulcênio destacou a diferença entre o olhar humano e o olhar de Deus. Recordando a escolha de Davi, ele lembra que o Senhor não julga pelas aparências, mas pelo coração, convidando os fiéis a verem a realidade com a luz da fé.

“Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16,7). Aqui, penso no que significa o dom do Espírito Santo chamado inteligência: ver as coisas como Deus as vê: a partir de dentro, com profundidade. É à inteligência que Deus impele o homem à visão. Com este conceito, o Senhor falou de Si, da Sua clarividência e da forma que, somente Nele, vemos”, destacou.

Por fim, o bispo recordou as palavras de São Paulo, que convidam os cristãos a viverem como filhos da luz. Mesmo diante das resistências do mundo, a luz de Cristo permanece vitoriosa e conduz o cristão à profissão de fé.

“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. Discerni o que agrada ao Senhor” (Ef 5,8-10). Percebam o imperativo: “Discerni”. Ele faz referência a ver as coisas com o puro olhar de Deus; um olhar de fé que vai se esmerando por esta opção incondicional por Cristo chamada santidade”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial



Comentários (0)