Paróquia de Prata Realiza sua Assembleia Pastoral Anual

Postado em 11/03/26 às 11:403 minutos de leitura16 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que abrange os municípios de Prata, Ouro Velho e Amparo, na forania do Cariri II, realizou no último sábado, 7 de março, sua Assembleia Paroquial, reunindo representantes das pastorais, serviços e movimentos da comunidade. O encontro contou também com a presença dos padres Gustavo Ferreira (pároco) e Fabiano Cruz (vigário paroquial).

Durante a assembleia, foram discutidos diversos assuntos de interesse da vida pastoral da paróquia, entre eles a avaliação das atividades realizadas no ano anterior, a prestação de contas e a elaboração do calendário anual de ações pastorais. Outro ponto central do encontro foi a reflexão sobre o tema escolhido para este ano: “A Celebração da Palavra de Deus”.

Para aprofundar a temática, a comunidade contou com a assessoria do Pe. José Marcondes Neves, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé, que apresentou uma reflexão sobre as formas celebrativas presentes na tradição litúrgica da Igreja. Em sua exposição, destacou a importância da Celebração da Palavra de Deus como fonte de alimento para a fé, fortalecimento da comunhão e estímulo ao compromisso missionário do Povo de Deus.

O sacerdote também ressaltou que esta prática litúrgica é reconhecida e incentivada pelo Concílio Vaticano II, que recomenda a celebração da Palavra especialmente nas vigílias das festas mais solenes, em tempos litúrgicos como o Advento e a Quaresma, e nos domingos e dias santos, sobretudo nos lugares onde há ausência de sacerdote.

Durante a formação, foram citados diversos documentos da Igreja - como Medellín, Puebla, o Documento de Aparecida, a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Missal Romano, documentos da CNBB e a Sagrada Escritura - evidenciando que o Espírito Santo, presente na vida de Cristo e atuante na Igreja, continua a vivificar a ação celebrativa, tornando-a fecunda para a vida da comunidade eclesial.

A Assembleia Paroquial seguiu ao longo do dia e foi concluída por volta das 15h, fortalecendo a comunhão entre as comunidades e renovando o compromisso pastoral da paróquia para o ano de 2026.

Com informações e fotos: Paascom Paroquial



Comentários (0)