Forania Cidade Norte realiza primeiro encontro de 2026

Postado em 11/02/26 às 13:353 minutos de leitura29 views

A Forania Cidade Norte, constituída pelas Paróquias São Francisco, N. Srª de Fátima, Senhor do Bonfim, N. Srª do Rosário, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima, além do Santuário da Divina Misericórdia, esteve reunida na noite dessa terça-feira, dia 9, no salão paroquial de N. Sra. do Rosário, no B. da Prata. Neste primeiro encontro forâneo de 2026, os padres, diáconos e leigo(a)s representantes das diversas paróquias tiveram a oportunidade de refletir sobre a realidade social e eclesial atual, os desafios que a mesma impõe à missão evangelizadora da igreja e, a partir dessa reflexão – que deu continuidade ao que foi debatido no encerramento do ano anterior –, poderem deliberar acerca de algumas prioridades na atuação pastoral.

A partir de uma exposição feita pelo Diac. Antônio Lisboa sobre o tema “realidade religiosa, eclesial e social na atualidade”, os representantes forâneos partilharam aspectos de suas respectivas experiências paroquiais, de modo que, ao se perceber desafios comuns, puderam melhor organizar uma agenda pastoral para o ano de 2026, planejar atividades formativas, sempre com o objetivo de despertar e fortalecer o espírito missionário e de sinodalidade, buscando um trabalho que seja expressão de uma igreja mais presente, próxima e de escuta.

Conforme a reflexão feita, para sermos verdadeiros missionários de esperança e de paz, sobretudo num contexto belicoso, precisamos fazer com que nossa ação pastoral seja verdadeira presença de um Deus ternamente próximo, misericordioso e amoroso, saiba lidar com os conflitos, as diferenças e busque a comunhão.

Para o período quaresmal que se aproxima, a Forania Cidade Norte já definiu seu calendário de mutirão de confissões nas diferentes paróquias. Além disso, estabeleceu como prioridade formativa o tema da iniciação cristã (catequese), para a qual contará com o apoio da respectiva comissão diocesana responsável. A próxima reunião está agendada para o mês de maio.

Com informações e fotos: Padre Haroldo



Comentários (0)