Na Diocese de Guarabira, Dom Dulcênio Preside Novena de Nossa Senhora da Luz

Postado em 27/01/26 às 21:477 minutos de leitura40 views

O Bispo da Diocese de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu, na noite desta terça-feira, 27 de janeiro, a quarta noite do novenário em honra a Nossa Senhora da Luz, padroeira da Diocese de Guarabira e de sua Catedral. A celebração reuniu fiéis, Padres e seminaristas em um clima de fé, devoção e comunhão.

Dom Dulcênio foi acolhido com grande entusiasmo pela comunidade e pelo Cura da Catedral, Padre Raul Rodrigues. Também esteve presente o Bispo Diocesano local, Dom Aldemiro Sena; Ele agradeceu a presença de Dom Dulcênio, destacando que sua presidência abrilhantou a noite do novenário. Ele ressaltou ainda a profundidade da homilia, que encorajou os fiéis a viverem com mais ardor a vocação de discípulos e discípulas missionários.

Em sua saudação, Dom Dulcênio agradeceu a Dom Aldemiro e ao Padre Raul pelo convite e pela acolhida fraterna. O bispo recordou com carinho sua primeira Paróquia, cuja padroeira era Nossa Senhora da Guia, cuja festa também ocorria neste mesmo período, fazendo com que “mate a saudade de mais de 35 anos atrás”.

Ao final, Dom Dulcênio exortou os fiéis a viverem a festa com espírito de renovação e conversão, pedindo que este tempo de graça fortaleça a fé do povo e conduza muitos corações a um encontro mais profundo com Cristo, sob a proteção de Nossa Senhora da Luz.

Homilia

Dom Dulcênio apresentou Nossa Senhora da Luz como a grande discípula da escuta. Inspirado na figura de Samuel, o bispo recordou que a fé nasce quando o coração aprende a reconhecer a voz de Deus. Maria, no silêncio de Nazaré, viveu essa atitude interior com plenitude.

“Maria é a mulher que viveu esta resposta antes mesmo de Samuel. No silêncio de Nazaré, ela foi a alma inteiramente aberta à voz de Deus. Quando o Anjo anunciou, ela não disse: “faço do meu jeito”, nem “depois eu vejo”, nem “não tenho tempo”. Ela disse: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra.” Em linguagem bíblica, é o mesmo que dizer: “Fala, Senhor”, pregou.

O bispo destacou que o verdadeiro discipulado começa pela escuta e não pelas estratégias. Antes de qualquer ação pastoral, é preciso aprender a dizer “Fala, Senhor”. Nossa Senhora da Luz ensina que a Igreja só se renova quando se deixa conduzir pela Palavra.

“Queridos irmãos, Nossa Senhora da Luz nos ensina que o discipulado começa pelos ouvidos. A fé nasce da escuta. E a missão também. Se nossa Igreja quer ser missionária, se nossas comunidades querem ser renovadas, o primeiro passo não é a programação pastoral, nem a técnica, nem o calendário. O primeiro passo é esse: ajoelhar o coração e aprender com Maria a dizer: “Fala, Senhor.” Quem escuta o Senhor, ilumina outros — como Maria”, destacou.

A partir do Evangelho, o bispo recordou que quem encontra Cristo não consegue guardá-lo apenas para si. Assim como os primeiros discípulos anunciaram o Messias, Maria também se coloca em movimento, levando Jesus aos outros.

“Aqui está o movimento do discipulado cristão: alguém escuta a voz de Deus; alguém encontra Cristo; e esse encontro queima tanto por dentro que não pode ser guardado. Foi exatamente assim com Maria... Maria não anuncia a si mesma. Maria não chama para si. Maria não ocupa o centro. Maria conduz a Cristo. E é isso que celebramos: Nossa Senhora da Luz é aquela que, escutando o Senhor, leva a luz para quem vive na escuridão”.

Nesse caminho, Dom Dulcênio afirma que uma diocese só será verdadeiramente missionária se for profundamente mariana. Maria gera Cristo e educa os discípulos para a missão, ensinando a Igreja a viver a lógica da escuta, do serviço e do anúncio.

Por fim, o bispo valorizou a fé expressa na cultura e na identidade do povo de Guarabira, reconhecendo a beleza da devoção à Padroeira. Ao confiar a Diocese à proteção de Nossa Senhora da Luz, reafirma que quem escuta a Deus não caminha nas trevas, mas se torna luz para os outros.

“Peçamos hoje a Nossa Senhora da Luz que ilumine esta amada Diocese de Guarabira, as famílias e os seus caminhos. Que ela os ensine a dizer com simplicidade e coragem: “Fala, Senhor, teu servo escuta.” E que, como ela, possam conduzir muitos a Cristo, para que essa Igreja seja cada vez mais discípula, missionária e mariana. Que Nossa Senhora da Luz os cubra com sua proteção, e que Cristo, Luz do mundo, brilhe sobre esta diocese, sendo luz para os povos hoje e sempre. Amém”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom da Catedral de Guarabira



Comentários (0)