Assembleia Pastoral do Regional NE2 inicia com reflexão sobre sinodalidade e ação evangelizadora

Atualizado em 18/09/25 às 21:567 minutos de leitura42 views

Após a peregrinação ao Memorial e Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, marcando a abertura da 60ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2, o primeiro dia de atividades teve início nesta quintaa-feira, 18, reunindo Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas e leigos no Convento de Santo Antônio, em Lagoa Seca - PB. A Assembleia tem como tema “Formar um povo de discípulos missionários: a fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade” e lema “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20, 19-23).

A acolhida inicial foi feita por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo anfitrião, que expressou sua alegria em receber os participantes nesta igreja particular de Campina Grande, já consagrado como lugar de oração, unidade e sinodalidade para a Igreja do Regional NE2. Em sua fala, Dom Dulcênio confiou os trabalhos à intercessão de Maria, Mãe da Igreja e da Esperança, pedindo sua luz para o caminho pastoral que está sendo traçado.

Manhã de reflexões sobre o Sínodo

O primeiro dia de atividades foi marcado por momentos de escuta e reflexão. Pela manhã, os participantes acompanharam duas conferências conduzidas pelo Padre Júnior Paiva, da Diocese de Mossoró. Na primeira, foram apresentadas as principais provocações pastorais do Documento Final do Sínodo. Na sequência, o assessor tratou das pistas para a fase de implementação do Sínodo, convidando todos a pensarem caminhos concretos de vivência sinodal nas dioceses.

Ainda pela manhã, houve a apresentação da Comissão Diocesana para os Bens Culturais, com assessoria do Padre Luciano, representante da CNBB Nacional.

Tarde de escuta, partilha e aprofundamento

No turno da tarde, após um momento de oração e animação, os presentes participaram da terceira conferência do dia, desta vez com Dom Francisco de Sales, Presidente do Regional NE2. Ele refletiu sobre os Ecos do Sínodo presentes no Instrumentum Laboris das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para dialogar sobre o tema: "O processo sinodal nas Dioceses e no Regional NE2: memória, desafios e perspectivas". O momento foi de escuta mútua, partilha de experiências e levantamento de propostas pastorais que respondam aos apelos do Sínodo.

Celebração Eucarística encerra o primeiro dia

Encerrando as atividades do dia, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, reunindo todos em torno do altar, sinal de comunhão e unidade. A celebração reforçou o espírito de oração e disponibilidade missionária que perpassa toda a Assembleia.

Perspectivas para o encerramento

A Assembleia se estende até esta sexta-feira, 19, quando as dioceses, por meio de suas representações, apresentarão a Síntese dos trabalhos em grupo, além de traçar os Horizontes Sinodais que devem iluminar o agir pastoral em cada Igreja local e no conjunto do Regional NE2.

Por: Ascom
Fotos: Dvanilson Marinho e Ascom Regional NE2


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)