Curso de Assessores e Multiplicadores da IAM reúne representantes de quatro estados do Nordeste

Postado em 28/04/25 às 15:434 minutos de leitura29 views

De 25 a 27 de abril, o Centro de Eventos Redentorista São Clemente, em Campina Grande, sediou o Curso de Assessores e Multiplicadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e voltado aos assessores e coordenadores das dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Com o tema “Missionários da Esperança entre os Povos”, o encontro formativo contou com a participação de representantes das dioceses dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A Diocese de Campina Grande foi representada por membros da coordenação diocesana e das paróquias de Lagoa Seca e São José da Mata.

A programação teve início na sexta-feira (25) com a acolhida dos participantes pela coordenação estadual da IAM e a primeira formação, ministrada pelo padre Elton, do COMIRE NE2. Ele refletiu sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2025, destacando a importância de ser “artesãos da esperança” e reforçando que “a missão nasce da oração e da fé vivida em comunidade”.

No sábado (26), a jornada começou com a Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina), conduzida pelo diácono Érick, seguida de diversas formações. Padre Elton abordou os fundamentos bíblicos da missão, destacando o papel dos profetas no Antigo Testamento e a centralidade do envio missionário nos evangelhos.

Leonardo, da coordenação estadual, falou sobre a identidade e objetivos das Pontifícias Obras Missionárias e a espiritualidade missionária, que integra fé e ação na vida cristã. Ainda pela manhã, Katia Simone abordou a vivência em grupo e os desafios da formação missionária com crianças e adolescentes, provocando reflexões sobre convivência, formação e inspiração.

Hamilton, também da coordenação estadual, aprofundou o papel das crianças e adolescentes na missão à luz dos Evangelhos e documentos da Igreja, lembrando que “a Epifania é, de modo especial, a festa da infância missionária”.

O dia foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Lucas, responsável pelo COMIDI da Diocese de Campina Grande, e com o Terço Missionário, rezado por todos os continentes.

No domingo (27), Dia da Misericórdia, as atividades começaram novamente com a Lectio Divina, seguida de formações. Rosângela, coordenadora estadual do RN, falou sobre o processo de evangelização da IAM e os desafios enfrentados pelos grupos. A psicóloga Helvia Amorim trouxe uma importante reflexão sobre a saúde mental dos assessores, destacando a importância de cuidar de si para melhor cuidar dos outros.

A formação foi encerrada com a apresentação dos trabalhos em grupo, conduzida por Munique, coordenadora estadual da IAM. Uma dinâmica final motivou os participantes a refletirem sobre seus caminhos e compromissos missionários, inspirados pelas palavras do Papa Francisco: “Devemos derrubar muros e construir pontes”.

Os três dias de formação foram concluídos com a adoração ao Santíssimo Sacramento e um forte sentimento de gratidão, fé e perseverança, marcando o compromisso renovado com a missão e a evangelização.

Com informações e fotos: Janua – Infância Missionária 


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)