No Santuário da Divina Misericórdia: Bispo Preside Missa Solene

Postado em 27/04/25 às 20:426 minutos de leitura70 views

Neste domingo, 27, o Santuário da Divina Misericórdia, no Bairro dos Cuités, celebrou com fervor o Domingo da Misericórdia – neste segundo Domingo da Páscoa. A missa solene das 10h foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que pregou sobre o tema “Do costado aberto do Senhor, eis a Igreja”.

A missa contou com a concelebração do Reitor do Santuário, Padre Paulo, dos diáconos Eduardo, Walter e Ricardo, além de seminaristas.

Desde as primeiras horas da manhã, o Santuário recebeu caravanas de peregrinos vindos de diferentes localidades, que se uniram em oração e devoção; Unidos na fé, vivenciaram intensamente o espírito da misericórdia.

O Domingo da Misericórdia foi instituído por São João Paulo II em 2000 e é celebrado pela Igreja Católica como um convite à confiança no amor misericordioso de Deus, especialmente por meio dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.

Na homilia proferida por Dom Dulcênio, somos conduzidos a uma profunda meditação sobre a vida da Igreja como reflexo da própria vida do Cristo ressuscitado. No contexto do Domingo da Divina Misericórdia, ele evidenciou a importância da vivência comunitária da fé, especialmente daqueles que se iniciam na vida cristã, mas também daqueles já amadurecidos na caminhada.

O bispo iniciou destacando o contraste entre o medo dos discípulos e as chagas abertas de Jesus, sinal de amor que convida à fé. A Igreja, com o coração aberto de Cristo, é casa acolhedora para os que buscam esperança e encontro com Deus.

“Costumava o Papa Francisco dizer acerca do perfil da Igreja ser ela “uma casa de portas abertas”; e completo: como aberto é o Coração de Cristo. Logo, a Igreja, expressão do Coração do Senhor, propõe-se, neste mundo, para tantos corações que estão fechados ou mesmo com sérias dificuldades de se abrirem. Mas, a Igreja propõe-se como realidade divina para que entremos no mistério que a abarca”, destacou.

Citando Bento XVI, Dom Dulcênio aprofundou o desafio de viver a fé num mundo que muitas vezes rejeita o mistério da Igreja. Ainda assim, sustentada pelo Espírito, ela permanece viva e atuante, oferecendo a misericórdia de Cristo por meio dos Sacramentos.

“Porém, antes mesmo do convite aos discípulos, a Tomé e a nós, o Ressuscitado sustenta a Sua Igreja com a presença do Seu Espírito Santo, robustencendo-a antes mesmo de enviá-la em Seu próprio Nome para aqueles que necessitam da Sua misericórdia, operada, sobretudo, pelos Sacramentos, tal como a “Esposa do Ressuscitado” os celebra”, refletiu.

Por fim, Dom Dulcênio conclamou os fiéis a uma participação viva na Eucaristia dominical, como meio essencial de encontro com o Senhor e com a comunidade. Assim, a homilia convidou a reconhecer na Igreja, Corpo místico de Cristo, o lugar onde a fé se alimenta, a esperança se renova e a misericórdia de Deus se torna palpável.

“É aqui, na comunidade do Ressuscitado, que nos encontramos com o Senhor; que O experimentamos no Seu Sacrifício de morte e vida, morrendo para nós mesmos e para este mundo e vivendo para a graça. É aqui também, na comunidade do Ressuscitado, sob a Sua luz, que nos encontramos como irmãos. Não descuidemos de sanar a nossa mais fundamental carência na Casa de Deus e de irmãos, tal como é a experiência a que somos convidados a fazer com o lado aberto do Ressuscitado, com a Sua Igreja”, disse.

Em suma, o prelado destacou que a verdadeira experiência com Cristo ressuscitado passa por uma fé que toca e transforma. Como Tomé, somos convidados a aproximar-nos sem medo das chagas gloriosas e deixar que o encontro com o Senhor reanime nossa caminhada cristã.

Por: Ascom
Fotos: Pascom do Santuário


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)