Padre Van Victor conclui Mestrado em Valência na Espanha

Postado em 22/06/21 às 15:113 minutos de leitura508 views

Estando há 3 anos na Espanha cursando o Mestrado em Direito Canônico pela Universidade Católica de Valência, Espanha, o Padre Van Victor, Sacerdote diocesano concluiu no último dia 19 essa etapa acadêmica com a Cerimônia presidida pelo Cardeal Arcebispo de Valência, Dom Antônio Cañizares Llovera, realizada no Estádio Ciutat de València – Levante.

O Padre Van Victor chegou em Valência em julho de 2018 e começou seu mestrado em setembro do mesmo ano. Com ele, alunos de 4 continentes, América, Europa, Ásia e África; dentre os cursos de mestrados eclesiásticos, o que o Padre Van Victor cursou, possui maior duração, sendo 3 anos. Além de estudar, o Padre é Vigário na Paróquia de Santa María de Jesús, na cidade de Valência (Arquidiocese de Valência).

Em um dos seus relatos, Padre Van Victor contou à redação da Pascom sobre como foi esse período de pandemia e a adoção do distanciamento social no percurso do mestrado:

“Durante o tempo da pandemia, as aulas seguiram na modalidade online. A Universidade Católica de Valência prontamente disponibilizou todos os meios e ferramentas necessárias para alunos e professores seguirem as aulas, de modo que não houve perdas quanto à qualidade do ensino. A plataforma utilizada pela universidade nos fazia sentir como se estivéssemos em uma mesma sala de aula. Obviamente, sentimos falta dos momentos de partilha presencial, da convivência com os colegas e professores. No retorno das aulas presenciais, a Universidade preocupou-se em manter toda segurança, na medida do possível, daquilo que o Protocolo Europeu de Saúde e Segurança exigia”.

Agradecido a Dom Dulcênio por todo apoio prestado durante esse tempo, o Sacerdote comentou que o bispo sempre manteve contato buscando saber se estava tudo bem e demonstrando preocupação por conta da pandemia, em mensagem a Dom Dulcênio, o padre escreveu:

“Foram três anos de bastante dedicação que ao final se mostraram muito gratificantes, pois sempre que um padre é enviado a estudar, o objetivo é se preparar para melhor servir a Igreja. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade e ao nosso Bispo Dom Dulcênio que, ao longo desses três anos, tem estado muito presente, sempre preocupado, periodicamente ligando, perguntando se está tudo bem e nos momentos mais difíceis demonstrou toda a preocupação de um pai que tem um filho morando e estudando distante”, expressou.

Com vistas para o Doutorado, também em Direito Canônico, o Padre seguirá na Espanha, e a previsão para a concluir seus estudos e retornar à Diocese de Campina Grande será em torno de 3 a 4 anos. O presbítero se diz feliz em fazer parte desse projeto diocesano que consiste na formação dos professores do Seminário Diocesano.

“Fico feliz em fazer parte deste grande projeto diocesano em fortalecer a preparação e formação dos professores do nosso Seminário Diocesano. A formação dos seminaristas e dos sacerdotes é uma prioridade na nossa Diocese e muitos trabalhos têm sido realizados e frutos têm sido colhidos graças a OVS: recentemente o Pe. João Paulo concluiu o Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Pe. Marcondes que está em fase de conclusão do Mestrado em Liturgia pelo Instituto Santa Giustina, na Itália e outros que o nosso Bispo enviará para fortalecer o Centro de Estudos do Seminário Diocesano”, concluiu.

Com informações e fotos: Padre Van Victor.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia