Vicariato para Caridade, Justiça e Paz promove encontro virtual com as Pastorais Sociais e Instituições de Caridade da Diocese

Postado em 19/06/21 às 23:316 minutos de leitura333 views


O Vicariato Episcopal para Caridade Justiça e Paz promoveu na manhã deste sábado (19) uma reunião virtual com as Pastorais Sociais e Instituições de Caridade. O Diác. Jaime Bonfim (Arquidiocese de Olinda e Recife) conduziu momento formativo para os participantes que oportunamente relataram as atividades desenvolvidas e projetos em andamento.

O Diác. Jaime é responsável pela Coordenação das Pastorais Sociais no Regional Nordeste II e no uso da palavra, discorreu sobre o evangelho de Lc 24, 13-35 e na narrativa sobre o caminho de Emaús fez algumas ponderações. Acentuou que é justamente na caridade para aqueles que sofrem que podemos ter esse encontro, pois na prática do amor desvela-se a verdadeira essência do sagrado. Seguiu enaltecendo que o mundo não será o mesmo depois da Covid-19 e concluiu seu momento de formação com uma frase do Papa Francisco dirigida na Páscoa deste ano: “Nestes meses sombrios de pandemia, escutamos o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, a jamais perder a esperança”.

Partilhas:

O Diác. Ricardo Soares conduziu o momento de partilha com os que integram as pastorais e sociais e instituições de caridade das Dimensões do Vicariato. Na oportunidade relataram suas respectivas atividades os seguintes representantes: Valéria (Pastoral da Criança) e Rosa Amélia (Pastoral da Pessoa Idosa) que apresentaram algumas atividades desenvolvidas, mesmo diante das impossibilidades e visitas frente as orientações nacionais, ainda na Dimensão da promoção humana falou a coordenadora Genilda (Pastoral da Mulher Marginalizada) apresentando os desafios enfrentados na área de atuação e o Pe. Paulo Sérgio (Pastoral da Saúde) que fez um pequeno relato da atuação nos hospitais e presença da Igreja local, elogiou a condução da formação e a preocupação com os pobres, citou uma frase de Dom Pedro Casaldáliga: “Na dúvida fique do lado dos pobres”.

Acesso à Justiça e Escola de Fé e Política

Dando sequência a Dimensão de Organismos e Formação, o Dr. Júlio Cesar Lira (Pastoral de Acesso à Justiça e Direitos Humanos) que é acompanhada pelo Diác. Erick se colocou à disposição para o que for necessário, e que é preciso estreitar os laços com as demais pastorais e setores. Roberto Jefferson (Escola de Fé e Política) enfatizou a promoção de formações neste novo modelo disponível de forma virtual; Carlos e o Pe. João Barbosa ambos da CEB’s destacaram que as atividades estão especificamente online e que há uma iniciativa de comunicação com programa de rádio para divulgar o trabalho e acompanhamento.

Cáritas e Pastoral da Terra

O Diác. Ricardo Soares (Cáritas) apresentou a criação de 4 Cáritas paroquiais, as ações emergenciais e 10 projetos sociais vigentes, e Maria Carmem (CEBI) colocou que no momento estão exclusivamente com a formação online com boa adesão.

Dentro da Dimensão das Pastorais de Fronteira, teve a palavra Maria Valdenice (Pastoral da Terra) enfatizou que a missão é ser presente, e que é importante o fortalecimento em tempos de espiritualidade mais necessária.

Comentou sobre o processo formativo com agricultores que está descontinuado e da campanha permanente de doação de alimentos a quem precisa, na rede de solidariedade.

Pastoral dos sofredores de rua e Pastoral Carcerária

Ramon Torres (Pastoral dos sofredores em situação de rua), falou do acompanhamento de ações voltadas a doação de alimentos nas ruas por parte do governo do estado e da vacinação dos que se encontram em situação de rua.

Registrou-se ainda a participação de Izabel Cristina do grupo C Amor que destacou o trabalho de apoio aos necessitados em endereço localizado na Rua Miguel Couto com distribuição de refeições.

Maria de Lourdes (Pastoral Carcerária) citou o trabalho desenvolvido em Juazeirinho e Carlos (Pastoral Operária) indagou sobre a preocupação do futuro do trabalho e do aumento do desemprego). A última parte da partilha ficou a cargo de alguns representantes das instituições de caridade:

Casas de Acolhida

Diác. Eduardo Justino (Santuário da Divina Misericórdia) falou das dificuldades de acolhimento nas ruas e as visitas que estão sendo realizadas nas quartas-feiras); Lucia de Marilac (Casa de Acolhida São Paulo da Cruz) colocou as dificuldades financeiras e materiais enfrentadas, e que todos os internos no momento já foram vacinados. O Diác. Anchieta Araújo que é um dos coordenadores desta dimensão se colocou à disposição para apoiar no trabalho de divulgação das atividades, enquanto representante de meios de comunicação.

Pe. Sérgio Leite falou como representante da Fazenda do Sol informando o número limitado de acolhidos, e que mesmo com as dificuldades estão caminhando bem, citou ainda informações sobre o Lar da Sagrada Face que hoje atende 15 idosos e que já começaram os trabalhos de terraplanagem para construção do novo espaço para atender 52 idosos.

Concluindo a reunião o Pe. Sérgio Leite (Vigário Episcopal para Caridade, Justiça e Paz fez registro aos dados de doações realizadas para o relatório da Diocese devendo ser encaminhados ao Diác. Marco Danillo (Dimensão de Promoção Humana) e ao Diác. Ricardo Soares (Dimensão de Organismos e Formação). Falou da importância da comunicação, da retomada do antigo prédio do Círculo Operário localizado no bairro do José Pinheiro que será destinado para um Centro Social da Diocese. Agradeceu a participação e envolvimento de todos e citou Rm 8, 38-39 “Nada poderá nos separar do amor de Deus”.

O Diác. Marcelo Eufrásio (Dimensão das Pastorais de Fronteiras) conduziu o momento de oração final com a leitura coletiva do texto de Dom Helder Câmara: “Mariama” apresentando que Maria nos aponta a viver o evangelho. Na reunião ainda rezaram pela alma do jovem Jocélio Hilário, muito envolvido nas atividades religiosas em nossa Diocese. O Pe. Sérgio Leite pediu a todos para em unidade rezassem uma Ave Maria por ele e pelas vítimas da Covid-19.

Texto: Diác. Marco Danillo
Fotos: Coordenação do Vicariato Episcopal para Caridade, Justiça e Paz

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)