Diáconos permanentes celebram 5 anos de ordenação

Postado em 26/04/24 às 16:147 minutos de leitura5 views


O dia 26 de abril sempre será lembrado na diocese como uma data especial, isto porque há 5 anos, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, ordenava de uma só vez 14 diáconos Permanentes, em uma celebração histórica realizada no Sagrado Coração de Jesus, no bairro do catolé, em Campina Grande-PB.

E para celebrar esse dia tão especial, grande parte do grupo que foi ordenado e demais diáconos participaram de uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes, na tarde desta sexta-feira na Catedral; familiares dos diáconos e os fiéis que costumam participar da santa missa vespertina se fizeram presentes e rezaram por esses homens de Deus.

Na homilia, Padre Luciano Guedes rendeu graças a Deus pela missão desempenhada por cada diácono, e recordou o Evangelho do dia, extraído de João 14, 1-6, destacando que Jesus tranquiliza seus discípulos, prometendo-lhes um lugar no Reino dos Céus e garantindo-lhes que eles conhecem o caminho, que é ele mesmo.

O Vigário concluiu a sua reflexão apontando a necessidade da fé em Jesus Cristo para alcançar a vida eterna, e pediu aos diáconos que continuassem com os olhos fixos no Mestre que dá sentido ao ministério pastoral exercido por cada um.

Palavras do Diácono Marco Danillo

O Vice-presidente da Comissão Diocesana Diaconal, Diácono Marco Danillo, expressou suas palavras de gratidão ao Vigário Geral, bem como ao bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, a todas as esposas, familiares e amigos presentes, agradeceu o companheirismo e o serviço prestado por cada diácono nesta Igreja Particular, apresentados um a um ao término da celebração. Pediu que sempre rezassem pela missão e ministério. Destacou ainda que as comemorações alusivas ao Jubileu Diamantino da Diocese, para tanto a escolha da Catedral para a Missa em Ação de Graças.

Panorama atual dos diáconos permanentes

Cinco anos se passaram, e da turma dos 14 ordenados, um deles faleceu, o diácono Clodoaldo, outro foi incardinado na Arquidiocese da Paraíba, foi o caso do diácono José Leite; os 14 homens ordenados se juntaram a mais dois diáconos já existentes, e nesse ínterim, a comunidade diaconal aumentou, acolheu mais dois vindo de outras dioceses e hoje, a Igreja Particular de Campina Grande conta com 30 diáconos permanentes provisionados nas paróquias e nas pastorais.

Por: Ascom com apoio e edição do Diácono Marco Danillo
Fotos: Netinho – em Missão para a Diocesana e Gustavo Adolfo 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)