Atividades da evangelização no ambiente universitário pela comissão de educação, cultura e universidades no mês de abril, no território Diocesano

Postado em 25/04/24 às 22:453 minutos de leitura29 views

Missa com universitários: No dia 25 de abril foi realizada a celebração mensal. Consiste em momentos nos quais os alunos se reúnem para celebrar a Santa Missa junto com a comunidade local, situada na Igreja Rainha da Paz, situada na Paróquia do Rosário. As missas ocorrem mensalmente e contam com a participação dos próprios alunos, servidores e professores das Universidades. Os serviços e ministérios litúrgicos junto ao padre são protagonizados pelos próprios estudantes.

Círculos de Leitura: Está inaugurado os círculos de leitura, com o objetivo de refletir, nos critérios do intelecto da fé, temas relacionados à intelectualidade a partir  da literatura clássica, a produção científica e as nuances entre fé e razão.  A partir do mês de maio, a pastoral universitária oferecerá círculos de leitura e discussão dos textos. Nos encontros, serão lidas obras dos clássicos, assim como, dos pensadores católicos, bem como o empenho em apresentar grandes nomes da ciência, literatura e arte que, pela profissão da fé cristã, contribuíram com desenvolvimento e evolução da sociedade.

Terços semanais: Antes do horário de aula, os estudantes estão sempre  reunidos uma vez por semana para rezar o terço em conjunto. Foram desenvolvidas orações próprias para meditar sobre cada mistério, conforme a vivência universitária. Este momento ocorre nas Universidades Federais e Estaduais de Campina Grande.

Reunião com o Reitor da UFCG: No dia 15/04/2024, alguns jovens representantes da Pastoral Universitária foram recebidos pelo reitor da instituição, o Senhor Professor Antônio Fernandes Filho. O encontro gerou um diálogo muito proveitoso entre as ações da pastoral e a recepção do trabalho pela instituição, que preza pela laicidade do ambiente e, por isso, garante o direito de todos os estudantes usufruírem de sua liberdade religiosa para professarem seus respectivos credos publicamente.

Informações e fotos: Comissão de educação, cultura e universidades
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia