Pastoral Carcerária da Diocese participa de encontro Estadual

Postado em 21/04/24 às 22:373 minutos de leitura44 views

A Pastoral Carcerária da Província Eclesiástica da Paraíba esteve reunida entre os dias 19 e 21 na Diocese de Patos, reunindo representantes das cinco igrejas particulares que formam a Província, onde mais de 60 pessoas estiveram participando desse encontro significativo para a vida da Pastoral.

Padre Almir, da Coordenação Nacional, também esteve presente reafirmando seu compromisso e fortalecendo a missão de todos os participantes. Da Diocese de Campina Grande, a Pastoral Carcerária esteve representada por 14 agentes, que vivenciaram dias de muito aprendizado e reflexão.

Os agentes da Pastoral participaram de missas, momentos culturais, de reflexão e oração, em torno de temas que ajudaram a compreender a missão da Pastoral Carcerária no campo social. A 26ª edição deste encontro foi uma oportunidade ímpar para os participantes compartilharem experiências, discutirem desafios e fortalecerem sua espiritualidade, a partir do comprometimento dos agentes com a causa da pastoral que visa oferecer apoio e assistência aos encarcerados.

A escolha de temas como a espiritualidade de Charles de Foucauld e a reflexão sobre a encíclica Fratelli Tutti explana e comunica o desejo de se aprofundar em questões fundamentais para o trabalho da Pastoral Carcerária, como a solidariedade e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Este encontro da Pastoral Carcerária, além de trabalhar a espiritualidade da pastoral, também fortaleceu a sua missão, renovando nos agentes o compromisso e dedicação ao serviço dos mais vulneráveis. O próximo encontro estadual será realizado em Campina Grande de 02 a 04 de maio de 2025.

Sobre a Missa da Pastoral

O trabalho da Pastoral Carcerária tem uma atividade missionária no cárcere e naquilo que o circunda, sendo a presença da Igreja. Tudo acontece através da visita; como Deus visitou o seu povo; como Jesus fez da visita uma de suas atividades missionárias, a pastoral visita para ir ao encontro de Cristo encarcerado (Eu estava preso e vocês foram me visitar – Mateus 25).

Com informações e fotos: Joselma Albuquerque, coordenadora Diocesana.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia